domingo, 27 de dezembro de 2009

Portugal será um país? Ou uma cidade?




Se ser Português é estar sujeito a isto?

– A capital manda… o Norte obedece;
– A capital gasta…o Norte não tem dinheiro;
– A capital enriquece…o Norte empobrece (cada vez mais);
- A capital tem um rendimento per capita superior à média europeia…o Norte vai esmolando desesperos;
– A capital é soberba, centralista, megalómana…o Norte indigente, servil, abúlico, subserviente;
–Na capital os despesismos escandalosos são naturais e não são notícia de jornais… no Norte quaisquer despesas, mesmo as necessárias e indispensáveis, põem logo todos em pânico e em polvorosa (governo, imprensa etc. etc.)
– Na capital investe-se…no Norte fecha-se e despede-se, etc etc... ( Autor destas 7 linhas: http://douroazul.blogspot.com/)

Dizer que Portugal nasceu em Guimarães, ou que o nome do nosso País foi criado pela junção Porto - Gaia (Calem), servirá de consolo nos tempos que correm?... Claro que não!
Servirá com certeza para alguns crentes, que insistem em não tirar a venda, ou como se diz por estas bandas, tentam tapar o sol com a peneira.
Admiram-se, por alguns empresários começarem a transferir as suas empresas para o país vizinho, mas onde está o espanto?
Financiar actos lamentáveis, abusivos, sem carácter, de um autentico gozo para com o povo...Infelizmente são poucos os que entendem, uma insignificante minoria que tenta sem sucesso mudar o rumo dos acontecimentos, sendo a maior causa dessas tentativas falhadas, a maioria que por um ou outro motivo, continua "cega", acomodada, indiferente ao roubo, à humilhação, aos ataques constantes à sua identidade... Pois, talvez não tenham nenhuma identidade!

Portugal é um país pequeno, um dos mais pequenos do mundo.
Alias, é mesmo o mais pequeno do mundo, tendo em conta que começa em Alverca e termina em Sintra.
Como ficou provado há pouco tempo atrás, as portagens de Alverca para quem vem de Norte são mais do que uma portagem, são uma autentica fronteira.
Em que país da Europa, se proíbe a entrada numa cidade a cidadãos do mesmo país? Obrigando mesmo de seguida, a apagar todos os vídeos da Internet relacionados com o assunto, VERGONHOSO!

Seria encarado assim com tanta naturalidade, se de repente o Rock In Rio, passasse a ser realizado no Porto já a partir do ano que vem?
Seria encarado assim com tanta naturalidade, se fosse gasta a maior fatia orçamental vinda da União Europeia, apenas em 500 metros da zona ribeirinha do Porto?
Há um leque infinito de questões que nunca irão obter resposta, mas muito sinceramente penso que a maioria da população Portuguesa, preferia criar outro país do que continuar a ouvir respostas que não passam de histórias para embalar meninos!
De visita a outros países, sempre que sou questionado quanto à minha nacionalidade, identifico-me como sendo Portuense, sim porque afinal é isso que sou!
E nesta perspectiva, há Portuenses, Aveirenses, Vimaranenses, Gaienses, Bracarenses, Poveiros, Coimbrenses, Algarvios, Setubalenses, Bragantinos, Flavienses, Leirienses, Alentejanos, entre muitos outros... Portugueses, só mesmo em Lisboa!

NÃO VAMOS DEIXAR, QUE NOS TIREM DO MAPA!!