sexta-feira, 18 de junho de 2010

Incentivo á inutilidade




Quase 5 meses sem escrever nenhuma linha neste espaço.
Como o tempo passa, o que não deixa de ser interessante é que a ultima vez que aqui vim, deve ter sido no mesmo horário, pelo menos no fundo desta página, na Ribeira está também a anoitecer.

Hoje gostava de partilhar convosco, um sentimento que penso ser unânime entre muitos Portugueses.
Não, não vou falar de nenhuma selecção, porque essa não me dá de comer muito pelo contrário, é pedido ao Zé Povinho para "apertar o cinto" e dá-se liberdade a umas dezenas de "vedetas", para gastar como se não houvesse amanhã, sim, porque é o que estão a fazer os pupilos de Carlos Queiroz na África do Sul... E com o dinheiro, daqueles que têm de "apertar o cinto"!

Mas, o que realmente está a preocupar os Portugueses de bom senso, com carácter e que lutam diariamente por uma vida melhor, é a nova regra que impuseram neste país:

" Cidadão que trabalha, se levanta cedo e luta todos os dias, contribuindo para o bem estar da sua família e desenvolvimento do país, tem que pagar ao estado as suas contribuições por estar a trabalhar.
Cidadão que não gosta, não quer, não pensa nisso e nunca tenciosa fazer a ponta de um corno, é gratificado por isso, recebendo uma espécie de incentivo para continuar assim, que está bem, está numa rica vidinha.
Como provavelmente diria Ricardo Araújo Pereira, é uma especie de rendimento mínimo.

Tenho visto situações e ouvido comentários, em algumas conversas de café, que me "assustam".

Há de facto quem necessite, mas uma grande maioria desta classe, (sem classe) está comodamente a viver ás custas da outra classe, a que trabalha, que injecta mensalmente dinheiro nos cofres do estado,para que sejam pagos estes incentivos á inutilidade.

Uma contribuição enorme, para que o país evolua a todos os níveis, não haja duvidas, muito bem Senhores Ministros!
E agora? Será que este ou outro governo, estarão preparados para tirar este famoso rendimento mínimo a esta maioria, que usufrui dele simplesmente porque não quer nada com o trabalho? Será que estão preparados para o que virá a seguir?

Na minha opinião, este tipo de verbas distribuídas sem nexo algum, penalizando fortemente contribuentes e empresas que são quem sustenta o país, estão sem duvida alguma na origem de a situação económica chegar ao ponto que chegou!

Espero não ferir susceptibilidades com este post, mas também se fosse a pensar nisso não o teria escrito!
Esta é a tal liberdade de expressão, que tantas vezes é apregoada na teoria, mas que na prática nem sempre existe e em muitos casos,trás mesmo dissabores!


Bom fim de semana para todos!